Fatores Externos que Impactam na Logística e Refletem no Meio-Ambiente

Embora a logística não se caracterize por sustentabilidade, a Logística Verde tem como objetivo reduzir o impacto ambiental, através de políticas e medidas sustentáveis, incluindo sistemas, estruturas, equipamentos, processos, armazenamento e movimentação.
Uma economia mais sustentável exige das companhias análises e implementações de soluções em suas atividades, que reforcem os cuidados com o meio ambiente, seja através de planos estratégicos ou operacionais.
Para que as soluções atinjam seus objetivos, há uma necessidade de que todos os recursos, tais como equipamentos, geração de energia, combustíveis, etc…, estejam envolvidos na avaliação inicial e que gerem os benefícios necessários ao meio, mas que ao mesmo tempo seja economicamente viável.
Problemas Logísticos
As ações humanas geram impacto no meio ambiente, e o setor da logística não é diferente, sendo um dos principais emissores de gases do efeito estufa.
Com o desenvolvimento do capitalismo, o aumento do consumo de produtos e a evolução do conceito de e-commerce, a logística tornou-se importantíssima para o mercado competitivo, sendo talvez uma das atividades de maior investimento em recursos e eficiência operacional.
Todos aqueles contratempos que tornam os processos de produção e distribuição de mercadorias menos eficientes e mais custosos, são chamados de problemas logísticos. Relacionando com a ideia da Logística Verde e pensando no transporte como um dos principais impactados pelos fatores externos, temos a seguir exemplos que demonstram as interferências e impactos:
1. Envelhecimento da frota:
Meios de transporte antigos consomem mais combustível, emitem mais poluentes, geram maiores gastos com manutenção e também aumentam os riscos de acidentes;
2. Falta de otimização de rotas:
Aumento do tempo de transporte de mercadorias, maior emissão de gases nocivos à atmosfera e maior necessidade de equipamentos no processo;
3. Precariedade das normas de embalamento:
Com a falta de cuidado, a integridade das embalagens pode ser comprometida, causando, por exemplo, vazamento de produtos químicos, o que acarreta na poluição do ar e da água.
4. Má conservação das estradas:
Buracos, pouca iluminação e falta de sinalização nas vias são fatores que prejudicam a segurança do trajeto, afetam prazos de entregas e causam danos às mercadorias. como impacto, aumentam o consumo de combustível, de pneus e a necessidade de manutenção corretiva nos equipamentos, consumindo mais recursos do que seria normalmente apropriado.
Alternativas Sustentáveis
Ações sustentáveis não aumentam os custos de uma empresa. Na realidade, podem ajudar a reduzi-los. Isso porque a sustentabilidade preza por processos eficientes e econômicos, descartando desperdícios e possíveis erros.
A sustentabilidade está conquistando o mundo todo. O mercado internacional valoriza empresas que investem no meio ambiente. Então, uma empresa sustentável, melhora sua reputação no mercado, pois passa uma imagem séria e sólida, conquistando novos clientes e mantendo os antigos satisfeitos.
Dentre as ações que melhoram esses aspectos, estão:
1. Implementação do ESG;
2. Utilização de veículos alternativos, como híbridos e elétricos;
3. Otimização da gestão de frotas, utilizando sistemas que planejem rotas e priorizem a consolidação das cargas;
4. Utilização de sistemas de energia renovável nos centros logísticos, reduzindo o consumo de eletricidade;
5. Unificação de remessas para reduzir o número de deslocamentos;
6. Instalação de armazéns que consolidem mercadorias em um único lugar;
7. Redução e reciclagem de resíduos gerados nas operações;
8. Melhoria dos processos de administração de inventário e logística reversa.
Além disso, para otimizar a eficiência dos pedidos, as empresas podem optar pela ajuda da tecnologia. Com um sistema de gerenciamento de armazém (WMS) é possível organizar os produtos para a expedição, agilizando o processo de carga do caminhão e garantindo um planejamento eficiente das entregas.