Quais são os tipos de Armazenagem?

Dentro da logística há um serviço voltado para a estocagem ordenada e distribuição de produtos, a armazenagem. Essa atividade é muito importante para as empresas, e compreender como funciona cada tipo de armazenagem é fundamental na hora de decidir qual a ideal para seus produtos e assim obter resultados satisfatórios.
Confira agora os principais tipos de armazenagem, as atividades que ocorrem nesse sistema e o que você precisa analisar na hora de escolher a melhor opção para o seu negócio.
Como os serviços de armazenagem vem se desenvolvendo dentro da logística?
Inicialmente, a armazenagem possuía apenas a finalidade de guardar determinados itens. Com o tempo, as empresas começaram a perceber aos poucos que a armazenagem na realidade, é uma das etapas mais complexas dentro da logística e possui um alto potencial de rendimento e produtividade quando alinhada corretamente com os demais setores.
Hoje, ao se falar de armazenagem, já não basta ter apenas um local para estocar materiais. As demandas incluem também todo um sistema de registros de entrada e saída de itens, catalogação, proteção, organização adequada de cada material, e em alguns casos até mesmo um maior controle de demanda e capacidade de produção.
Com isso, é muito importante entender as características de cada tipo de armazenagem, pois nem todos funcionam para todas as empresas. Dessa forma é possível tornar as atividades mais dinâmicas e efetivas, além de reduzir custos excessivos escolhendo a modalidade de armazenagem que melhor se encaixa no seu modelo de serviço.
Conheça os 3 principais tipos de armazenagem
Armazenagem Própria
Nessa modalidade a própria empresa é responsável por realizar a gestão de espaço onde os itens são alocados, definindo ela mesma os processos pertinentes ao armazenamento e utilizando um galpão próprio.
Esse tipo de armazenagem normalmente gera mais custos pois precisa de uma maior mão de obra, ele exige que a empresa tenha funcionários disponíveis para realizar a gestão e toda a operação do local, e por esse motivo é uma opção que só deve ser escolhida caso seja realmente viável e necessária.
Outros dois pontos que devem ser considerados são: a necessidade de capacitação e expertise dos funcionários que irão conduzir todos os processos e também o espaço físico necessário para a armazenagem dos itens. Sendo assim, treinamentos regulares são extremamente importantes para garantir a eficiência dos processos, além de um galpão próprio que considere uma logística estratégica para agilizar a entrada e saída de produtos, otimizando assim o processo de transporte.
Armazenagem Contratada
Esse é um modelo intermediário de armazenagem, onde a empresa acaba optando por contratar um armazém para utilização do seu espaço, porém os responsáveis por toda a operação ainda são os próprios funcionários da empresa.
Essa alternativa pode facilmente ser a que apresenta custos mais elevados, pois além das demandas com a mão de obra, também há a necessidade de pagar o aluguel do armazém para utilizar seu espaço físico.
Em casos onde a empresa possui mão de obra capacitada, porém não pode dispor de um espaço próprio para armazenagem, essa pode ser uma alternativa vantajosa.
Armazenagem Terceirizada
Por fim, uma opção muito utilizada por ser mais vantajosa para muitas empresas pois dispensa a grande demanda de tempo e responsabilidade por parte delas, é o modelo de armazenagem terceirizada.
Nesse tipo de armazenagem, a responsável por todo o processo logístico do armazém, bem como pelo espaço utilizado, é uma empresa terceirizada que atua especificamente na área e garante assim uma alta expertise.
Uma das principais vantagens da armazenagem terceirizada, é que não há a necessidade de contratar e treinar mão de obra, o que ajuda a reduzir os custos de operação, além de poder contar com um gerenciamento especializado como um sistema WMS que cuida de todas as etapas do processo. Esse sistema de gerenciamento especializado é um recurso fundamental para evitar danos e perdas, além de garantir um melhor controle dos dados referentes a cada etapa do processo de armazenagem, desde a entrada até a saída dos itens no galpão.
O que preciso considerar na hora de escolher um tipo de armazenagem?
Existem diversos tipos de empresas e com isso, cada modelo de negócio possui necessidades diferentes. Os tipos de armazenagem podem ser mais ou menos adequados de acordo com essas necessidades, e por isso é importante saber quais pontos considerar na hora de escolher qual modelo é melhor para a sua empresa.
O que acha de conhecer alguns aspectos importantes para avaliar durante o processo de escolha?
Layout do espaço
As estruturas que irão receber os produtos são chamadas de layouts de armazenamento, elas podem varias de acordo com o espaço disponível e o tipo de item que será armazenado.
Sendo assim, é preciso avaliar primeiramente que tipo de material você pretende armazenar, e com base nas suas características, como tamanho, volume e peso, procurar por layouts que facilitem a alocação e retirada desses itens, além de empresas que possuam o equipamento necessário para manusear tudo com mais eficiência.
Alguns dos layouts que você pode encontrar são:
• Carrossel;
• Flow rack;
• Mezanino;
• Rack;
• Receptor de pallets, etc.
Localização do Armazém
Como citado no modelo de armazenagem própria, um ponto fundamental para a escolha de localização de um armazém deve ser a logística estratégica. Isso significa que nem sempre o armazém precisa estar próximo da empresa, mas sim estar localizado em um ponto estratégico que possibilite o acesso fácil e rápido às vias.
Dessa forma, a entrada e saída dos veículos que farão a distribuição fica mais fácil, isso ajuda a tornar todo o processo de transporte mais rápido e eficiente.
Amplitude do espaço
O espaço do armazém precisa ser suficiente para comportar o volume de produtos que serão armazenados pela sua empresa.
Negócios de grande porte e que possuem distribuição nacional ou internacional, normalmente precisam de locais maiores para comportar sua produção. Por outro lado, para as empresas que não precisam de tanto espaço, o ideal é priorizar a otimização da gestão logística e buscar por um armazém na medida adequada, ajudando também a evitar custos excessivos.
Sua carga e produtos são muito importantes para a FTI Logística!
Agora que você já sabe como escolher o melhor tipo de armazenagem para a sua empresa, conte com a expertise e tecnologia da FTI Logística.
Com um sistema WMS (Warehouse Management System), ambiente próprio, climatizado e com segurança 24h, temos orgulho em fornecer os melhores serviços disponíveis em armazenagem, garantindo a conservação e armazenamento correto dos seus itens.
Venha desenvolver um serviço personalizado de acordo com as suas necessidades, fale com a gente!