Processo de distribuição: crossdocking

Crossdocking, conhecido como “cruzamento de docas” processo considerado recente, onde os produtos são recebidos em um armazém e rapidamente são separados e encaminhados a outros veículos e a seus destinatários.
O sistema de crossdocking é visto com uma evolução em todo o processo logístico, mas ao mesmo tempo gera uma demanda maior de uma boa gestão para o seu correto funcionamento, os fatores que contribuíram para esse sistema foram às restrições de circulação a veículos de grande porte nos centros urbanos, produtos com alto giro de circulação e a rapidez com que os clientes fazem seus pedidos, com esse processo o produto chega ao armazém, e segue rapidamente a outra “doca” através de empilhadeiras sendo devidamente classificado e enviado a um veiculo menor com livre circulação.
Vantagens do crossdocking
Esse processo que visa melhorar o desempenho operacional da distribuição exibe vantagens tais como redução de tempo, redução de custo, redução de área física, redução da falta de estoque nos clientes, redução do número de estoque em toda a cadeia de abastecimento, redução da complexidade das entregas no cliente e aumento da disponibilidade do produto. Confira as vantagens, de acordo com a Wikipedia:
– Redução do tempo total operacional: sem duvida essa é a maior vantagem de todas.
– Redução da área física: com a redução ou eliminação do estoque, a área necessária no centro de distribuição é reduzida.
– Redução da falta de estoque nos clientes: devido ao constante abastecimento, em quantidades menores, mas mais frequentes como já foi referido.
– Redução do número de estoque em toda a cadeia: o produto passa a ter um fluxo maior por toda a cadeia de abastecimento não sendo necessária colocar em estoque.
– Redução da complexidade das entregas no cliente: é efetuada uma única entrega formada com toda a mix de produtos dos seus diversos fornecedores, em apenas um único transporte.
– Aumento da disponibilidade do produto: devido ao fluxo de constante abastecimento aos clientes.
A operação crossdocking também tem algumas desvantagens, tal como o esforço e custo dos membros da cadeia de abastecimento, se pode conseguir resultados positivos, o que em termos reais são processos difíceis de encontrar o êxito, pois exige uma troca de informações em tempo real de toda a equipe envolvida, Trabalho em equipe e acompanhamento da coordenação.
Conclui-se que o crossdocking é um processo recente na distribuição de produtos que tem o objetivo de reduzir o tempo de expedição e o tempo de armazenagem, trazendo benefícios para a logística executada. Muitos distribuidores adeptos a essa pratica tem nitidamente resultados positivos em sua expedição onde conseguem satisfazer a necessidade da operação e consequentemente satisfaz o cliente.
Se quiser saber mais sobre esse tema, SOLICITE O CONTATO de um dos nossos especialistas e veja como podemos ajudá-lo também.
Fonte: Administradores.com