O que é averbação no transporte de carga?

A averbação é o ato de informar à seguradora a ocorrência de um determinado embarque. Em geral, assim que fica pronta a documentação da carga, a mesma deve ser informada.
De forma distinta à apólice avulsa, as mercadorias são relacionadas nas chamadas “averbações”. Ou seja, para cada embarque que for realizar, o segurado faz uma averbação, incluindo todas as informações do transporte de carga em questão.
Por que é tão importante fazer a averbação?
No Brasil, existe uma lei que trata desse assunto. E ela contempla a averbação eletrônica, ou seja, reforça o que falamos no item anterior, sobre a comunicação antecipara do embarque da mercadoria.
A lei de Averbação Eletrônica 247, obriga que toda a mercadoria transportada precisa ter seguro e ser averbada antes de qualquer movimentação do veículo. Essa lei vale para os segmentos de transporte de carga rodoviário e ferroviário, ferrovias, hidrovias, terminais portuários fluviais, marítimos e via aérea.
Como o seguro do transporte de carga é obrigatório, teríamos um bom argumento para falar da importância de se fazer a averbação. Entretanto, há outro forte motivo: o seguro de carga evita prejuízos em casos de roubos e acidentes.
Importante: O que muita gente não sabe e acaba levando prejuízo, é que existe uma cláusula da apólice de seguro chamada averbação simplificada. Esta cláusula indica que todos os embarques devem ser enviados, ou seja, averbados de forma seqüencial, sem deixar nenhum de fora.
Como você acabou de ler, a averbação no transporte de carga não é tão complicada. No entanto, é obrigatória e exige atenção nos detalhes de cada embarque. Fique atento!
Se quiser saber mais sobre esse tema, SOLICITE O CONTATO de um dos nossos especialistas e veja como podemos ajudá-lo também.
Fonte: Marisadilda