Como funciona o Cross Docking e suas vantagens

O Cross Docking é um sistema de distribuição onde não há necessidade de estoque, pois toda a mercadoria sai do fabricante, chega ao centro de distribuição e já é despachada para os veículos responsáveis por transportar e entregar ao cliente final, permanecendo no centro de distribuição o menor tempo possível.
Por dispensar uma infraestrutura física maior e mais complexa, essa modalidade é muito utilizada pelas lojas virtuais. Esse setor inclusive, tem crescido muito no último ano, segundo o E-commerce Brasil, no primeiro trimestre de 2022 houve um crescimento de 12,59% comparado ao mesmo período no ano passado.
Mas não se engane, esta modalidade logística também beneficia empresas no segmento alimentício, farmacêutico e de grande distribuição.
Os 3 tipos de Cross Docking mais conhecidos são: movimentação contínua, movimentação consolidada ou híbrida e movimento de distribuição. Em nosso próximo artigo, vamos detalhar mais sobre cada uma destas modalidades.
Para que esse processo tenha sucesso, é muito importante que haja planejamento e sincronia, respeitando os prazos determinados.
Abaixo, listamos as 4 principais vantagens que esse serviço pode proporcionar para sua empresa:
1- Agilidade
Feita de maneira correta, o Cross Docking possibilita entregas mais rápidas ao consumidor final, o que favorece uma imagem positiva para a empresa e a fidelização da marca.
Por isso é fundamental que essa gestão seja muito bem articulada em todos os passos, pensando desde a retirada, até a organização e entrega final.
2 -Redução de Custos
Sem o processo de armazenamento, a empresa tem uma boa economia, pois consegue eliminar custos com a gestão de estoque, armazenagem dos produtos, sistemas de controle, mão de obra para organizar os objetos e condições de ambiente adequado.
No Cross Docking, o processo é todo feito pela empresa logística contratada, reduzindo consideravelmente os custos. Por esse motivo, muitas empresas que movimentam mercadorias com grande frequência se utilizam deste tipo de serviço logístico.
3- Evita perda de produtos
O grande cuidado com mercadorias em armazéns com pouca rotatividade é o prazo de validade. Itens que são armazenadas por um período muito longo, podem implicar no vencimento ou até mesmo se tornarem obsoletos. No setor alimentício, isso se torna ainda mais preocupante e necessita de uma organização eficiente.
No Cross Docking, esse risco pode ser minimizado, pois as cargas são acompanhadas constantemente no processo de organização para a distribuição, evitando perdas, avarias e até extravio.
4- Capital de Giro livre para novos investimentos
Com grandes estoques, a empresa acaba retendo muito seu capital de giro, o que pode atrapalhar em novos investimentos. No sistema de Cross Docking, os recursos são melhores aproveitados, existe maior liquidez de capital e a possibilidade de uma maior lucratividade em novas ideias e projetos.
Para que todo esse processo tenha um resultado positivo, é preciso contar com uma empresa logística que tenha um amplo conhecimento no assunto, seja confiável, possua uma excelente comunicação e relacionamento com fornecedores e também, com toda a equipe. Assim, erros são evitados no processo, elaborando uma gestão estratégica e personalizada eficiente para o seu negócio e mercadorias.
A FTI Logística é uma ótima parceira para ajudar a sua empresa a implementar esse sistema de Cross Docking com segurança e know-how que você precisa.
Gostou desse artigo? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!