Aguarde, carregando...
Background

Seu Blog de Noticia no Transporte

Como a tecnologia se relaciona com logística urbana?

IMG - Como a tecnologia se relaciona com logística urbana?

A tecnologia está “invadindo” os processos de tomada de decisão de gestores de operações logísticas. Numa combinação de redução de custos de captura e armazenamento de dados com aumento da capacidade de processamento, fica cada vez mais claro que o céu é o limite… ou será que, com a nuvem (cloud computing), até este limite está sendo ultrapassado?

Percebe-se hoje que a dificuldade não é ter acesso à tecnologia, mas sim como usá-la a favor de negócios mais eficientes e eficazes perante o mercado e aos clientes. As opções são diversas, a qualidade das ofertas é variável e o conhecimento nesta área ainda é novo, trazendo mais um desafio ao gestor: como efetivamente fazer uso desta nova revolução no meu dia-a-dia?

Em um passado recente, a tecnologia foi aplicada para otimizar operações logísticas internas com WMS, sistemas automatizados de sorteamento e armazenagem, robotização, plataformas para carregamento de carretas etc. Grande também foi a evolução nas rotas de média e longa distância, não apenas com rastreadores mais eficazes, mas também com uso de sensores (telemetria), comunicação direta e dinâmica com motoristas, compartilhamento de posição da carga com clientes e recebedores. O desafio presente é a aplicação de tecnologia para otimização da logística urbana – aqui, é maior o número de variáveis a analisar (restrições, prazo, custo, emissões…) e também é maior a quantidade de opções de estrutura (localização e tamanho de hubs de abastecimento, sinergia entre logística de entrega e reversa, colaboração com empresas atuando em regiões e até clientes iguais).

Usar dados de forma dinâmica (online) pode trazer ganhos para operação desde que esteja claro o que se espera otimizar. Estruturar uma logística mais preditiva do que preventiva ou corretiva faz sentido desde que a empresa tenha agilidade para ajustar processos e modelos. Implementar processos robustos de data analytics é prioritário se a empresa e (principalmente) seus colaboradores já estiverem atuando com o mindset digital.

Fonte: Revista Mundo Logística

FTI- WhatsApp