Aguarde, carregando...
Background

Seu Blog de Noticia no Transporte

4 erros comuns ao escolher uma empresa de transporte

IMG - 4 erros comuns ao escolher uma empresa de transporte

Hoje em dia, já tornou-se comum entre as empresas a terceirização dos serviços logísticos, essa é uma ótima opção para ajudar a reduzir custos e melhorar as operações de armazenagem, transporte e entrega de mercadorias.

Encontrar e avaliar uma empresa de transporte ideal para as suas necessidades pode não ser uma tarefa fácil, a alta demanda faz com que esse processo muitas vezes dure poucos dias devido à urgência em efetivar os serviços. Com isso, muitas vezes os gestores correm o risco de deixar passar informações importantes para realizar uma boa escolha, e com a importância da logística no cenário atual cometer erros pode sair caro.

Para firmar uma parceria eficiente e confiável, é fundamental conhecer os erros mais comuns e assim poder evitá-los, dessa forma sua escolha se torna muito mais segura e assertiva!

Conheça alguns dos erros mais comuns na hora de escolher uma empresa de transporte:


Não realizar uma boa pesquisa de mercado

O aumento da diversidade de fornecedores disponíveis no mercado, ajuda você a ganhar benefícios – mas também aumenta os riscos na hora de terceirizar os serviços logísticos. Com isso, um erro bastante comum é ignorar a pesquisa do mercado e acabar escolhendo um parceiro sem conhecê-lo.

Muitas empresas optam por terceirizar o transporte de carga sem analisar questões como a abrangência das rotas de entrega, o nível de capacitação da equipe de funcionários ou mesmo a reputação da transportadora. Isso acaba provocando um alto índice de prejuízos na operação e na satisfação dos seus clientes.

Além dos critérios apresentados, é preciso listar as demandas logísticas como um todo e comparar as necessidades da sua empresa com as capacidades do prestador de serviço escolhido.Além dos critérios apresentados, é preciso listar as demandas logísticas como um todo e comparar as necessidades da sua empresa com as capacidades do prestador de serviço escolhido.

Afinal, você precisa garantir que terá o suporte necessário em todos os processos de transporte e distribuição de mercadorias para conseguir sucesso.


Se esquecer de avaliar a frota disponível

Um controle de transportes mais eficiente requer conhecimento amplo em todas as áreas logísticas e isto inclui o conhecimento sobre frota antes do contrato ser estabelecido, assim como uma revisão após um contrato já estar em andamento.

Porém, muitas empresas ainda ignoram os mecanismos existentes para otimizar a gestão de frotas, e acabam colocando em risco todas as operações relacionadas à entrega de mercadorias o que, consequentemente, favorece o enfraquecimento do negócio no mercado.

Além disso, muitas vezes os gestores podem acabar se esquecendo também de comparar as necessidades do negócio com a capacidade da transportadora, bem como de avaliar as condições da frota. É preciso implementar estratégias que garantam o monitoramento constante sobre os dados dos caminhões utilizados, incluindo questões mecânicas, envolvendo exigências legais relacionadas ao transporte de carga como: a quilometragem dos veículos, manutenção preventiva, rodízio de pneus e pagamento das taxas de licenciamento, impostos e multas.


Não se atentar à legislação e lacunas contratuais

É fundamental garantir o respeito à legislação referente aos transportes, a  ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) tem investido cada vez mais em tecnologia para combater o contrabando de cargas e hoje conta com uma legislação bem rigorosa sobre o transporte de cargas. Principalmente por se tratar de uma empresa terceirizada, sempre busque negócios que sejam aprovados pela ANTT e que possuam todas as documentações necessárias referentes à legislação.

Outro ponto muito importante de se avaliar e que muitas vezes pode passar batido, são as possíveis lacunas no contrato de prestação de serviços. Embora o contrato de prestação de serviços seja um item fundamental para o sucesso no fechamento de negócios, é comum encontrar documentos mal redigidos e repletos de lacunas, que acabam prejudicando os controles logísticos e resultam em diversas limitações.

Ignorar itens que vão desde a descrição exata das responsabilidades de cada parte até o esclarecimento sobre as ações que podem resultar em quebra de contrato é um erro que pode ser extremamente prejudicial para a empresa.


Não conferir se há uma padronização de processos

Devido à ausência de padronização na gestão e operação de transportadoras, alguns erros podem ser cometidos várias vezes, o que além de resultar no desperdício de recursos , acaba comprometendo a reputação da empresa, pois as falhas na entrega são um dos principais motivos de reclamação dos clientes.

Por esse motivo, para gerar benefícios contínuos, a terceirização das operações de transporte precisa ter mecanismos eficientes para avaliação e sistematização dos processos, garantindo assim as melhores práticas e evitando a ocorrência de falhas.

Os registros de operações devem ser abrangentes e completos levando em conta desde as tarefas mais simples até as mais complexas, e para isso, pode contar com o uso da tecnologia através de ferramentas gerenciais desenvolvidas especificamente para o monitoramento de processos e resultados.

Como vimos, existem alguns erros comuns que as pessoas cometem ao escolher uma empresa de transporte e por esse motivo é muito importante ter em mente estes erros desde o momento da sua pesquisa de mercado, ao fechamento do contrato e início das operações. Dessa forma você evita cair nessas armadilhas e garante uma parceria de sucesso, além de evitar custos desnecessários, lembre-se de que o transporte é um serviço fundamental e por esse motivo precisa ser cuidadosamente considerado.

Conte com a segurança e tecnologia da FTI Logística, temos uma equipe treinada e preparada para garantir a pontualidade, segurança e eficiência para que seus cronogramas sejam cumpridos!

FTI- WhatsApp